Encolher 


Novo Diccionário da Língua Portuguesa, Candido de Figueiredo — 1913

O Novo Diccionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo é um dicionário da língua portuguesa, que teve a sua primeira edição em 1899. A sua segunda edição é de 1913.

Tendo Cândido de Figueiredo morrido a 1925 e sendo a edição deste dicionário de 1913, de acordo com a legislação actual sobre direitos de autor, os direitos de cópia do seu conteúdo já prescreveram, tornando-o integrante no Domínio Público.

A transcrição deste dicionário foi realizada entre 2007 e 2010 no Distributed Proofreaders sob supervisão de Rita Farinha. Esta transcrição foi realizada com o objectivo do documento integrar o Projecto Gutenberg, mas também para a criação do Dicionário Aberto que foi sendo actualizado e foi mantendo a comunidade informada sobre o estado da transcrição.

Neste momento a transcrição terminou e o documento integrou o Projecto Gutenberg. Neste ponto, o Dicionário Aberto deixa de ser apenas um interface para a consulta da transcrição, mas passará a funcionar como um projecto autónomo que deverá crescer com a colaboração da comunidade.

Por uma questão histórica encontram-se, na página inicial, um conjunto de ligações para a introdução e lista de abreviaturas do dicionário original.